O sistema de alocação de salas para conservatórios tem a finalidade de facilitar esta tarefa, disponibilizando para quem vai fazer o trabalho somente as alocações possíveis a cada passo. Considerando que as aulas de um conservatório são dadas em turnos (manhã, terde ou noite) e são sempre quatro (Teoria, Prática de conjunto, Instrumento 1 e Instrumento 2), cada aluno ao se matricular numa série escolhe 2 instrumentos que pretende aprender.

A base de implementação do sistema é a regra: Nenhum aluno pode ser alocado em aula de instrumento se a série a que pertence está tendo aula de Teoria ou Prática nesse horário. E a recíproca: Nenhuma série pode ser alocada em Teoria ou Prática se algum aluno dela estiver em aula de instrumento nesse horário.

Desenvolvido por João do Cavaco é um brinde do Mosteiro do Som. É um programa acabado mas pode ser adaptado às circunstâncias de cada conservatório. O arquivo Aloca.zip contém o manual e o programa. A instalação é simples: basta descompactar, criar uma pasta para cada turno e mover uma cópia do programa para lá. Baixe aqui